segunda-feira, 2 de março de 2020

VERBETE DA VIDA

Eu queria muito poder fazer planejamento financeiro.
Mas, nunca consegui.
Fácil saber porque. Sempre tive que pagar mais do que ganhava. Ajustava parcialmente minha contas em épocas especiais, como do 13 ou das gratificações ou das férias.

E nem posso fazer auto crítica porque eu não poderia mesmo conseguir.
Sempre muita gente para sustentar, literalmente.

Até ganhava bem. Mas as 13 ou 15 almas que eu tinha que manter destruíam qualquer tentativa de organização.

Minha casa, casa da mamãe, casa do primo e seus filhos.
Custos de habitação, alimentação, saúde, e no caso da mamãe plano de saúde também.

Portanto, eu não poderia tratar minhas finanças no regime de orçamento, mas sim no de caixa.
Ou seja, atendia às demandas conforme surgissem. E tinham muitas durante a semana, os meses.

E a armadilha era armada de forma a não dar mesmo jeito de ajustar os custos em relação às receitas.

Não sei como eu consegui.