segunda-feira, 5 de abril de 2010

Saudação aos meus queridos alunos do curso de administração da UNIB, Turmas de 2009, que carinhosamente me escolheram como paraninfo.

E chegaram ao fim da etapa!!

E como se não bastassem os desafios naturais e esperados ... para obtenção das competências e habilidades exigidas para a formação profissional ... vocês tiveram que superar tantos outros.

Alguns decorrentes das circuntâncias econômicas da maioria de todos nós, que impuseram sacrifícios que muitas vezes não foram tão sentidos, graças a juventude e energia de todos vocês, como terem passado quatro anos de suas vidas ... dormindo pouco... alimentando-se mal ... enfrentando trânsito... sentando-se em cadeiras duras e desconfortáveis ... e ainda pagando por isso!!

E sem falar nas instabilidades experimentadas durante este período.

Dois pensadores que eu admiro muito disseram coisas que se ajustam bem as suas vidas. Ortega y Gasset escreveu: “o homem é ele e sua circunstância”, e Darwim disse: “os melhores elementos de suas espécies são aqueles que se adaptam melhor”. E eu complemento: “compreender o contexto, e encontrar formas de ação que nos leve para um nível superior de vida, tanto como indivíduo, como socialmente, porque apenas soluções individuas não serão suficientes.”

Os vencedores, como vocês, fazem como vocês fizeram: compreenderam as circunstâncias, se adaptaram as variaveis do contexto e e venceram.

Por fim, dizer que me sinto muito honrado em paraninfar vocês. Meus ex-alunos, e agora meus colegas e meus amigos.

Parabéns aos pais por terem colocado no mundo estas preciosidades.

E agora um pedido: que hoje não seja a última vez que estejamos juntos. OBRIGADO.