sábado, 5 de setembro de 2020

 VERBETE DA VIDA

Se eu voltasse minha vida no tempo, eu iria fazer algumas coisas diferentes.

Eu sempre fui considerado gentil e educado. Mas, pensando bem agora, sinto que poderia ter sido mais preciso e detalhista nisso. 

É certo que quase sempre sentia um certo tédio quando conversava. Parecia que nada de importante seria falado. E quase sempre tentava antecipar a conversa, a não ser quando de fato eu sentia que haveria alguma coisa a ser conversada.

E o que me faz lamentar é que mesmo que fosse só bobagem, ainda assim, poderia ser uma chance de perceber atrás da fala, atrás do forma, e eu poderia me enriquecer e quem sabe, ajudar de alguma forma.

Outra coisa que eu mudaria, seria ter mais cuidado com dinheiro. Embora tenha tido uma vida muito difícil, com muitas limitações de recursos, com muitas responsabilidade, acho que se eu fosse mais inflexível. teria organizado melhor;

Com as mulheres eu teria sido  mais ousado, cuidadosamente ousado, queria ter falado que eu gostava delas, que elas eram bonitas, teria me exposto mais, teria corrido mais riscos de ser rejeitado. E deveria olhar mais nos olhos delas, e ter prestado mais atenção nos sorrisos.

Falar agora é fácil mesmo.

Anos de vida e percepções. Anos de informações e vivência.

E se tem uma coisa que eu iria querer mais do que tudo, é ter sabido tudo que eu aprendi até hoje, antes de começar.

Teria sido muito mais fácil?

Quanta insegurança, quanto medo, quanto sobressalto, quanto desafio, tantas coisas.

Mas também, quantas alegrias por ter vencido  o medo, quanta felicidade por ter vencido os desafios, quantas emoções por ter conseguido.

Daqui 200 ou 300 anos, minha existência terá sido tão desnecessária e invisível.

Minha existência não fará a menor diferença. 

Apenas terei desgastado a Terra, e sei lá se a Terra também faz algum sentido.