sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

VERBETE DA VIDA

Minha mãe era minha referência.
Uma das lembranças mais dramáticas que eu vivi com com ela, foi um dia em que alguém me falou .. sua mãe está chorando lá no fundo do quintal.
Eu fui até ela. Eu devia ter uns 6 ou 7 anos.
Ela tentou disfarçar mas fiquei insistindo para ela parar de chorar.
E acredito que em uma reação completamente emocionada, ela falou da doença do meu pai. E era por ele que ela chorava.
Nunca me disseram nada, mas, por tudo que aconteceu depois, eu acho que papai tinha doença de Chagas, causada por picada do barbeiro. Uberaba era uma área endêmica.
Mas é muito claro tudo pra mim. Como se fosse hoje.
Não sei se porque a vi tão frágil e indefesa, disse com segurança que hoje me assustaria para uma criança de 6 ou 7 anos, que eu sempre estaria do lado dela para ajudar.
Que ela poderia contar comigo.
Sinto uma sensação tão boa quando penso que eu fiz isso mesmo.
Cuidei dela até o último momento.
Morreu com 80 anos em Uberaba.
Falar dela é emoção, saudade, felicidade ao mesmo tempo.
As vezes penso como seria  poder dar um abraço na minha mãe e no meu pai, agora.